Miopia

Nos próximos 20 anos, o brasil terá um aumento de 89% nas pessoas diagnosticadas com miopia. É essa a previsão dos especialistas de acordo com os dados da OMS (Organização mundial da Saúde). Com uma perspectiva dessas, achamos interessante publicar um post explicando melhor sobre essa condição, como ela acontece e quais são as opções disponíveis para conviver com ela.

O que é Miopia?

A miopia é uma condição que afeta a capacidade de enxergar com clareza tudo que estiver à certa distância de uma pessoa. Ela se manifesta quando existe um desvio que foca a luz na frente da retina, ao invés de focar na própria retina; Esse desvio embaça a visão de qualquer objeto que esteja longe, mas mantém a visão do que está perto normal. Ela tem graus, que podem ser fracos e não atrapalham no dia-a-dia até mais graves, impedindo que a pessoa possa viver sem o uso de óculos ou lentes de contato corretoras.

Ainda não se sabe porque a miopia se desenvolve, mas é comum ver a condição ser passada de pais para filhos e existe evidências que apontam para uma ligação entre o desenvolvimento da miopia e o foco, por tempos prolongados, em objetos próximos aos olhos como livros e computadores.

Os primeiros sintomas começam a aparecer entre 6 e 13 anos e, com a chegada da adolescência, o desenvolvimento rápido do corpo faz com que o grau mude também. A miopia também pode se desenvolver depois de adulto. É importante ficar atento aos primeiros sinais que as crianças mostram quando começam a desenvolver a miopia:

  • Sentar muito perto da televisão
  • Reclamar de dor de cabeça e incômodo nos olhos
  • Ficar coçando os olhos
  • Reclamar que não consegue enxergar a lousa na escola

Se um ou mais desses sinais forem manifestados, é importantíssimo que a criança passe por uma avaliação de um oftalmologista. Fazer uma visita ao oftalmologista deve ser uma rotina anual, principalmente entre crianças e adolescentes.

Tratamento

Quando o oftalmologista faz o diagnóstico da Miopia ele vai apresentar algumas opções de tratamento: O uso de óculos corretivos, lentes de contato ou cirurgia. Os óculos são a solução mais prática para o dia a dia. Eles tem longa durabilidade, são de fácil de manter além de serem estilosos ;). As lentes de contato oferecem uma alternativa aos óculos, mas tem um custo maior (por terem de ser trocadas com mais frequência) e exigem um cuidado muito maior para evitar contaminações. Existe, ainda, a opção cirurgica, que implanta lentes corretoras artificiais nos olhos. Ela é apenas indicada para adultos, pois crianças e adolescente ainda estão em fase de desenvolvimento.

 

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *