Lentes Coloridas: Muito mais que uma tendência

O blog tá de volta! E hoje vamos falar sobre uma tendência que está super em alta, mas que pode ter muitas funções práticas na vida real: As lentes coloridas.

Geralmente quando vamos comprar um par novo de óculos, nos preocupamos com o formato, qualidade, leveza, conforto, cor e talvez por último, o tom da lente. Mas ela é mais importante do que aparenta em primeiro momento. As lentes coloridas não são só uma forma de expressão de moda, elas na verdade ajudam a filtrar a luz nos olhos, e dependendo da cor, ela irá fazer isso de forma diferente. Cada cor irá trazer um benefício único, ajudando de cansaço dos olhos até melhorar a visão noturna. Vamos conhecer esses benefícios?

Antes de falar das cores, é importante ressaltar que a coisa mais importante para se levar em consideração quando for escolher as lentes do seu óculos é a capacidade delas de bloquear os raios UV/UVB que são prejudiciais à saúde e só podem ser garantidas quando compradas em lojas de confiança.

Verde

O tom esverdeado vai ajudar a filtrar as luzes azuis, diminuindo o reflexo e o esforço da vista em dias muito iluminados. Essa cor é recomendada para quem pratica esportes ao ar livre.

Cinza

O cinza é uma cor neutra, e sua neutralidade ajuda a filtrar reflexos. Ela é versátil, funcionando bem em dias nublados e ensolarados, protegendo contra a vista cansada. Recomendado para dirigir. Outro benefício das lentes acizentadas é que elas quase não interferem nas cores do que se vê.

Azul/Azulada

As lentes azuis ressaltam belamente as cores, e ajudam a refletir a luz que reflete em superfícies claras como neve ou areia. Elas também ajudam a melhorar a visão de quem mora e dirige em áreas com muita neblina. E o Azul é uma cor que combina com quase todo tom de pele.

Amarela

As lentes em tons de amarelo, como dourados e laranja, funcionam muito bem em situações de baixa luminosidade. Elas facilitam a percepção de profundidade, e são muito úteis para dirigir ou praticar esportes à noite. O problema é que esse tipo de lente distorce muito as cores do que está em volta.

Ambar/Marrom

Ideais para dias nublados, as lentes nos tons de marrom vão ajudar na percepção de profundidade e irão bloquear qualquer tipo de luz azul. Perfeito para quem pratica esportes que exigem foco em pequenos objetos, como tênis ou baseball. Essa lente também irá oferecer conforto para os olhos em dias muito ensolarados e aumentam o contraste entre paisagens verdes e céu azul, perfeitos para um dia na natureza.

A cor e seus efeitos no humor

Para entender como as cores podem afetar o humor, é preciso entender primeiro como que nossos cérebros funcionam. Quando observamos uma imagem, ela é processada pelo cérebro não de forma direta, mas dentro de um complexo sistema que envolve as áreas do cérebro responsáveis por memórias e emoções. Isso explica porque as cores são capazes de gerar emoções, lembranças e até respostas fisiológicas.

A fabricante de lentes Zeiss publicou alguns estudos feitos sobre esses efeitos de cor, aplicados nas suas lentes. Sabe-se que a exposição à luz azul está ligada à maiores níveis de concentração (comparados com luz branca ou vermelha) e menos cansaço. Na pesquisa da Zeiss, as lentes tiveram um efeito similar, e até renomearam as lentes azuis como “Refresh” ou refrescantes, por seus efeitos de melhora na concentração.

O verde está associado à tranquilidade e relaxamento, bem como a criatividade. Estudos mostram que há uma melhora na performance criativa, e tem um efeito calmante do stress.

O amarelo está ligado com atenção, foco e alegria. Os estudos da Zeiss mostraram um aumento na velocidade de leitura e habilidade de leitura, e um efeito positivo na concentração geral, comparado com o grupo de controle.

O vermelho é a cor das grandes emoções. Ela demonstra o maior nível de ativação no cérebro. De acordo com a pesquisa da Zeiss, as lentes vermelhas dariam um empurrãozinho na motivação e atividades que requerem ação.

referências

https://www.allaboutvision.com/sunglasses/color-lenses/#:~:text=Benefits%20of%20various%20color%20lenses%20in%20sunglasses&text=Some%20sunglasses%20tints%20enhance%20colors,and%20even%20improve%20visual%20acuity

https://www.zeiss.com/vision-care/int/about-us/newsroom/news-overview/2019/zeiss-biochrom-how-tinted-lenses-affect-us.html

 

 

Por Trás da Tendência: Lente Espelhada

A lente espelhada não é nenhuma novidade, mas como teve muita popularidade nos anos 2000, principalmente em modelos mais esportivos, ela acabou saindo de moda. Mas durante a temporada de moda de Paris, a gigante Balmain desfilou alguns modelos de óculos, e todos com algum tipo de acabamento espelhado. 

A combinação de cores opostas, o amarelo neon e o rosa, cria um visual bem anos 80! O Segundo modelo já sugere uma versão menos esportiva, e mais sofisticada de usar o óculos espelhado.

Inspirados nesse desfile, decidimos dedicar um post só pra falar dessas lentes que estão por aí por mais tempo que se imagina!

Criada no final da década de 40, as lentes espelhadas prometiam proteger 30% dos raios infra-vermelhos do sol. Mas seu visual único ganhou espaço somente décadas depois.

Propaganda da Ray Ban de 1968 com a chamada “Nós também fazemos Ray-Bans para as garotas que olham de volta”

A década de 60 talvez seja o período com uma mudança cultural mais radical entre seu primeiro e último ano. Com a cultura jovem em evidência pela primeira vez, o final da década é marcado por uma explosão no mundo do design, moda, político e social. O anúncio provocante acima, mostra bem essa mudança, brincando com o modelo de lentes espelhadas que poderiam fazer as garotas se verem no reflexo da lente.

Mas aonde os óculos espelhados mais brilharam, e se tornaram uma combinação que dura até hoje, são os óculos esportivos.

O foco dos modelos esportivos com lentes espelhadas apareceram para aqueles que precisavam de um modelo para esquiar. Como a neve branca gera muito reflexo do sol, a proteção solar é uma grande preocupação.

Lady Diana e Sarah Ferguson  em 1986

Nos anos 80 as lentes espelhadas tiveram seu primeiro momento de grande popularidade. Foram muito além dos óculos esportivos, apesar de continuarem presentes, e fizeram moda, principalmente com os óculos no estilo aviador. O mundo do cinema contribuiu com a popularidade de lentes espelhadas prata, com filmes como De volta para o Futuro e Cobra.

Cena do filme De volta para o Futuro, 1985

Cena do filme Cobra de 1986

Chegando nos anos 90 e 2000, vemos uma mudança nos espelhados. A palavra chave aqui é COR. O reflexo furta-cor começa a aparecer mais, principalmente nos modelos casuais da Oakley, que são uma febre no Brasil desde os anos 90.

Óculos oakley original da década de 90, com as lentes espelhadas com reflexos do vermelho ao amarelo

Mais um exemplo do tipo de possibilidades de cores nos reflexos da lente

Entrando na primeira década dos anos 2000, vemos exemplos em que as lentes são tratadas com um tipo de espelhado menos opaco, gerando um reflexo colorido, como vemos o exemplo da cantora Britney Spears abaixo.

Frame do clipe Overprotected de Britney Spears

Na era dos influencers digitais, a tendência parece mais popular que nunca. Transformada em modelos de design super moderno ou presente nos clássicos, fica evidente que ela é mais que uma tendência.

Desde a década de 70 até hoje, os aviadores são a melhor combinação com esse tipo de lente, é inegável!

As lentes com reflexo rosé serão lembradas como um marcador de uma época

 

Referências:

https://fashion-history.lovetoknow.com/fashion-accessories/sunglasses

https://www.refinery29.com/en-us/history-of-sunglasses#slide-13

Destaque Semana de moda de Paris: Stella McCartney Verão 2021

Com a pandemia, tudo mudou. Inclusive as semanas de moda ao redor do mundo, que tiveram que se adaptar com a nova realidade. Por sorte, os estilistas continuaram lançando suas coleções, porém agora com um formato diferente. Gravado em Houghton Hall and Gardens na cidade de Norfolk, Inglaterra, a equipe de Stella McCartney gravou um “desfile-filme” com todos os modelos da coleção em um lindo jardim. A composição das roupas dentro desse cenário cercado de natureza, destaca mais ainda a beleza e elegância simplista da estética da estilista. Separamos alguns destaques com os óculos apresentados na coleção.

Não esquecendo que é só clicar nas imagens para abri-las em tamanho grande.

Geométrico e despojado, o modelo acima é um dos nossos favoritos da coleção. O contraste da lente bem redonda, com a armação quadrada é perfeito, e é transformado com a cor neutra bege acizentada. Fica simples de combinar com qualquer roupa sem deixar de esbanjar estilo. Esperamos ver muito desse tipo de armação no futuro.

Uma versão millenial de um gatinho, esse formato tem ganhado muita popularidade nos últimos anos. Nas mãos da Stella, eles ganham um detalhe inusitado de bambu na parte superior da armação. Essa mistura de materiais é muito interessante e pode criar uma tendência bem legal para as próximas temporadas.

Nessa versão ele ganha lentes espelhadas!

E, por último, esse modelo bem glamoroso, quadradão e enorme, ainda seguindo a tendência anos 70, é um show de estilo. Com um par de óculos assim, você não precisa de mais nada! Detalhe para a jóia que foi escolhida para compor o visual, o dourado combina muito bem com o preto, principalmente com modelos bem escuros como esse!

Esperamos que esse post tenha inspirado vocês, certamente inspiraram a gente!

Confira o desfile na íntegra:

 

Ray Ban e o Óculos do Futuro

Created with GIMP

Parece que o primeiro passo para a nova geração de objetos inteligentes foi dado com grande estilo pelo fundador do Facebook em parceiria com a Luxotica, gigante por trás da marca Ray Ban. Durante uma conferência da Oculus, divisão de realidade aumentada do facebook, Mark Zukerberg anunciou o projeto dos óculos inteligentes Ray-Ban, que irão combinar o estilo clássico da marca com funcionalidades de realidade aumentada nas lentes. O plano será uma versão mais refinada do que o que foi lançada pela Google anos atrás, com o google glasses.

Com recursos em 3D, o óculos seria capaz de reproduzir gráficos e informações direto na lente, facilitando uma relação mais natural entre o ambiente e a tecnologia. Um dos usos citados na conferência será uma melhora na qualidade de vida, com recursos como um localizador de chaves. Extrapolando essa idéia, podemos já imaginar outros usos práticos como GPS, reconhecimento de placas ou informações básicas de lugares novos.

A parceiria com a Ray Ban faz todo o sentido, pois o óculos ter uma cara de óculos e não de “máquina” é importante para uma adaptação do consumidor à essa tecnologia. Por ser sinonimo de óculos atemporais, faz todo o sentido o Facebook tenha se juntado à marca para criar seus primeiro protótipos. Design e tecnologia, juntos.

Primeiros Protótipos

A realidade aumentada é um dos “projetos xodó” de Zukerberg, e o Facebook já compartilhou um protótipo do que pode ser uma primeira versão desse tipo de óculos inteligente. As imagens abaixo mostram que há uma câmera e sensores.

Ta bem parecidinho com um wayfarer da Ray-Ban, não?

Essa versão do óculos vai começar a entrar em fase de testes pelos funcionários do Facebook Labs, que irão direcionar os próximos passos, detectando os primeiros erros e acertos do protótipo.

Só nos resta agora é esperar pra ver o que vai sair disso. Se for bem aceito pelo público, pode significar uma mudança muito grande entre a relação das pessoas com a tecnologia no futuro próximo.

A Fenty de Rihanna

A multi-talentosa Rihanna, que além de cantora, é atriz, estilista e empresária, também colocou seus pézinhos no mundo dos óculos. A sua marca Fenty lançou, desde sua origem, uma coleção de óculos solares que são como nada que já tenhamos visto antes. Essa menina não brinca em serviço! Vamos conferir seus modelos mais incríveis?

Fenty – Antisocial

Com o nome bem apropriado de “Antisocial”, o modelo tem lentes que são maiores que a armação, gerando um efeito de escudo quase. As cores são muito diferentes, pêssego, e verde, e tem um ar bem futurista. Esse óculos é talvez o modelo mais interessante que vimos nos últimos 10 anos!

Fenty – Trouble

O modelo Trouble é o retangular dos sonhos! A combinação da armação caramelo com as lentes rosadas é muito bonita e irreverente. O styling usado na foto acima é muito eficaz em demonstrar como os óculos coloridos podem revitalizar as roupas mais básicas!

Fenty – Sidenote

E chegamos no Sidenote. Meu modelo favorito da coleção, é simples mas com um twist! As laterais de acetato transparente, criando uma haste geométrica e ousada, lembra os óculos experimentais dos anos 60 de Pierre Cardin.

Fenty – Guarded

Não seria a Rihanna se não tivesse um modelo que gritasse ‘glamour’. O modelo guarded, é uma peça única e que tem um pezinho no começo dos anos 2000. A combinação de cores é muito bonita, lembra os reflexos perolados, que vão se verde para o rosa.

Fenty – Off Record

Fenty – Off Record

A linha Off Record é super divertida, com várias cores, é o modelo mais “básico” da marca, se é que isso é possível. A lateral tartaruga combina muito bem com a frente colorida dos modelos neons, é a união do clássico com o exuberante!

Gostaram? Comente qual o seu modelo favorito!