O Chocolate é Mesmo um Aliado da Visão?

No começo do mês apareceram algumas manchetes compartilhadas pelo facebook e whatsapp sobre um estudo que apontaria uma ligação entre a boa visão e o consumo de chocolate. Como diz o ditado “quando a esmola é demais, o santo desconfia”, e dessa vez, não é diferente.

Um estudo americano da University of the Incarnate Word Rosenberg School of Optometry em San Antonio, Texas observou as  mudanças no sistema nervoso das pessoas que ingerirem chocolate ao leite ou amargo, devido ao seu conteúdo alto de flavonoides.

O Estudo foi feito com 30 adultos, que após ingerirem chocolate ao leite ou amargo (72%) foram testados com um exame de visão. Cada participante do estudo então voltou três dias depois para repetir o teste com o chocolate alternado.

Em geral o teste apresentou um resultado levemente melhor que o normal com aqueles que ingeriram o chocolate amargo: após a ingestão do chocolate amargo, o que uma pessoa normal consegue enxergar a 12 metros, conseguiu enxergar a 20 metros. 24 dos 30 testados apresentaram uma melhora.

Então posso comer chocolate à vontade?

A pesquisa conclui que houve uma melhora na sensitividade e fidelidade visual duas horas depois do consumo do chocolate amargo, mas a duração dos efeitos e a influência no mundo real ainda precisam de mais testes. O estudo é muito pequeno e ainda não passou pelos passos de verificação que um estudo científico precisa passar antes de ser comprovado como fato. Os resultados são interessantes, mas não conclusivos. Então, ainda não troque os óculos por uma barra de chocolate. Pelo menos o chocolate pode fazer parte de uma dieta saudável, se ingerido com moderação.

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *