Ray Charles – Da adversidade ao Sucesso

ray-charles

Hoje é o dia do aniversário de um dos músicos mais talentosos e memoráveis do século XX: Ray Charles Robinsons, nasceu em 23 de setembro de 1930 na cidade de Greenville na Florida. Ele começou a mostrar interesse pela música ainda muito jovem, com 3 anos em um café local, encantou-se com o pianista Mr. Wylie que tocava no Pitman’s Red Wing Café. O pianista passou a ser seu professor e o café se tornou sua segunda casa. Em um fatal e infeliz acidente, seu irmão mais novo afogou-se deixando um grande trauma no músico. Com quatro anos, Ray Charles começou a perder a visão e aos sete já não via mais. Acreditava-se que o trauma foi o gatilho do processo de cegueira, mas tudo indica que o a perda de visão foi conseqüência de glaucoma. O glaucoma é uma doença crônica causada por uma lesão no nervo óptico, conseqüência de uma alta pressão ocular. Sem cura, ele pode ser controlado com o tratamento correto contínuo. Como 80% dos casos não apresentam sintomas, é provável que Ray Charles nunca tenha percebido o problema até começar a perder a visão. Ele estava no grupo de risco por ser afro-americano: a doença aparece com maior freqüência entre negros, acima de 40 anos, usuários crônicos de colírios e portadores de doenças sistêmicas. A prevenção se dá desde o nascimento, principalmente se o histórico da família apresenta casos de glaucoma.

Sabendo que iria perder a visão, Ray Charles foi ensinado pela mãe como reconhecer padrões e como achar coisas sem a ajuda da visão. Esse preparo desde cedo foi tão importante que, adulto, o cantor chegou a declarar que a perda da visão não era um problema em sua vida. Além da música, também era um excelente jogador de xadrez, utilizava um tabuleiro especial com peças que se encaixavam nas casas, e chegou a jogar partidas com o também músico Willie Nelson e o vencedor nacional americano de xadrez Larry Evans. Não gostava de bengalas ou cães guia, somente necessitando de ajuda eventualmente nos palcos.

Sua história é de grande inspiração, principalmente para quem imagina que a cegueira não pode ser contornada. O músico não só era um excelente pianista, compositor e cantor, mas se tornou uma referência da música influenciando nomes como Elvis Presley, Steve Wonder e até a banda de rock progressivo inglesa Pink Floyd. Feliz aniversário e obrigada por tudo, Ray Charles!

Mais informações sobre glaucoma visite : http://www.cbo.net.br/novo/publico-geral/tudosobreoglaucoma.php

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *