Óculos Esportivos

Quem pratica esporte precisa sempre tomar certos cuidados para fazer com que a prática tenha menor riscos de lesão, muitos lembram de alongar, consumir os alimentos certos e ingerir o volume apropriado de líquidos mas esquecem de proteger os olhos! Quem pratica esportes está vulnerável aos elementos da natureza como o vento e o sol forte, por isso é importante lembrar de proteger os olhos.

Quem pratica esportes ao ar livre está exposto aos raios ultravioletas, que estão atribuídos à várias doenças e problemas da visão. A grande maioria das lentes produzidas já vem com tratamento anti-UV e UVB, mas é sempre importante confirmar com o fornecedor.

VP_416024-DT2

Melhor desempenho

Quem compete em esportes de corrida ou ciclismo, por exemplo, pode se incomodar com o reflexo do sol durante a prova. Por isso vemos nas competições profissionais vemos os atletas com óculos. O bloqueio do reflexo, ou glare, é vital pois ele causa um esforço dos olhos muito grande, aumentando a tensão e provocando dores de cabeça e o desgaste muscular facial (do rosto e do pescoço).

Os óculos também oferecem uma proteção contra o pó, sujeira e pequenos pedregulhos que são trazidos pelo vento, principalmente em atividades em chão de terra ou terreno montanhoso.

O óculos esportivo perfeito

Ele existe! Conforto é uma das características mais importantes para se buscar em um óculos esportivo; Materiais plásticos, ou de inox são os melhores por serem leves e resistentes. Se o esporte praticado tem muito impacto, como corrida, certifique-se de que a armação tem uma banda elástica para evitar que ele escorregue ou caia durante a prática.

A cor da lente também faz muita diferença. Cada tratamento tem sua função que pode melhorar a sua atividade favorita.

Lentes Esfumaçadas e Cinzas: Protegem do sol sem mudar a escala de cor do que se vê; Melhor adequada para esportes aquáticos;

Lentes cor âmbar (alaranjadas)/marrom: Lentes com esse tipo de coloração tem uma melhor adaptação a ambientes com variação de luminosidade, portanto esportes ao ar livre, com muita sombra e sol. Como elas fazem um bom contraste com a cor verde, são também indicadas para esportes em áreas de grama, como o golf.

Lentes Amarelas: Elas são as mais eficientes em redução de glare, ou reflexo, e dão uma visibidade mais clara, que faz dela ótima para dias cinzentos, escuros ou com neblina. Por isso é uma escolha comum entre ciclistas de montanha e cidade.

sports

 

Outra escolha a se considerar são as lentes polarizadas. Elas bloqueiam ou refletem boa parte da luz que é refletida em superfícies externas, o que pode ser um grande problema para quem pedala ou corre na rua, pois por um reflexo o atleta pode desviar do curso, pondo sua vida em risco.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *