Hipermetropia

A Hipermetropia é uma das maiores condições que afetam os usuários de óculos de grau, no Brasil, o número de pessoas diagnosticadas com essa condição já passaram dos 65 milhões.  O sintoma principal é a dificuldade em enxergar objetos que estão perto. Ela é praticamente o exato oposto da miopia

A maioria dos afetados por essa condição são adultos acima de 40 anos mas pode afetar indivíduos de todas as idades, incluindo crianças, e os sintomas podem ser variados. Algumas pessoas apenas sofrem com a dificuldade de se enxergar de perto, mas existe casos em que a visão de longa distância também é afetada. Os sintomas mais comuns:

  • Objetos que estão perto de você parecem borrados e fora de foco, mas os distantes aparecem com clareza
  • Você se pega cerrando os olhos para tentar enxergar de perto
  • Após ler, escrever no computador ou um dia de trabalho focado, você sente sua vista cansada
  • Dores de cabeça
  • Crianças que desenvolvem hipermetropia podem não demonstrar sintomas logo de início, mas se não forem diagnosticadas podem trazer outros problemas como estrabismo.

O exame de vista deve ser feito anualmente por um oftalmologista, principalmente crianças e adolescentes. 

O exame de vista vai confirmar o diagnóstico de hipermetropia e pode ser recomendado o uso de óculos de grau ou lentes de contato corretoras.

O IORJ (Instituto de Oftalologia do Rio de Janeiro) define:

“A Hipermetropia é um erro de refração que faz com que a imagem seja focada atrás da Retina. Dessa forma, a capacidade refratária é alterada em relação aos olhos com visão normal…”

Ela pode ser herdada dos genes dos pais ou pode ser o resultado do envelhecimento. O tratamento não necessariamente é o mesmo para todos que possuem essa condição. Crianças e jovens-adultos nem sempre possuem os sintomas da hipermetropia, pois seus olhos são capazes de se adaptar ao problema e a visão não é gravemente afetada. O tratamento é mais recomendado para adultos, em especial para os maiores de 40 anos, pois os olhos se tornam menos adaptáveis com a idade. O uso de lentes corretoras, sendo elas de contato ou óculos são as soluções mais comuns, mas existe a opção da cirurgia a laser para corrigir a hipermetropia.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *