Em Busca da Armação Perfeita

 

VP_189584-F1

Não é sempre fácil escolher uma armação nova de óculos.  A gente vê o modelo na vitrine, fica namorando ele, vai sentar pra provar e percebe que tem algo errado, parece que a cara tá torta, não existe morte pior. Mas não se desespere! O problema não é sua cara, mas sim o caimento do óculos, juro. E como saber qual é o caimento correto?  Chega mais que eu explico!

Primeiro para a regra básica de vida: Equilíbrio é tudo! Portanto quando for comprar um novo par de óculos lembre-se que ele deve ser, primeiro, proporcional ao tamanho do rosto e que ele harmonize bem com a cor do cabelo, tom de pele e ao formato do rosto.

Tamanho

Muito se lê sobre como o formato do rosto dita o tipo de armação, porém, mais importante que isso, é acertar o caimento de qualquer armação no rosto. Para garantir isso,  primeiro certifique-se de que a largura da armação é a mesma da largura do seu rosto, ou seja, olhando de frente para o espelho, não deveria “sobrar” armação nas laterais (muito grande), nem deveria ser possível ver as têmporas (muito pequeno). Outro indicador de que a armação está correta é que suas sobrancelhas devem estar a vista, pelo menos metade delas, acima da armação.  Os olhos devem estar concentrados na parte superior da lente, ocupando a metade superior.

“Pretinho Básico”

Na hora de escolher uma cor, a armação Preta é sempre uma escolha certeira. Não importa qual seu tom de pele, ou cabelo, ela vai sempre ficar elegante e vai facilitar muito no dia-a-dia para que você não precise se preocupar. Alguns modelos clássicos, como o WayFarer, tem um design tão marcante que a cor sóbria é o suficiente. Na dúvida, aposte no básico.

Para quem é mais ousado e gosta de arriscar uma cor mais marcante, o importante é saber se sua personalidade combina com a cor nova, principalmente se estivermos falando de óculos de grau, que serão usados diariamente.  Se você quer usar uma cor diferente, mas não quer que seja muito forte, eu recomendaria tons mais escuros, como vinho e azul marinho, que não deixam de ser coloridos, mas são mais práticos e discretos.

Formatos

Como eu disse anteriormente, o formato do rosto não necessariamente obriga que você use um tipo só de armação, pois é mais importante que o tamanho esteja correto. Porém, existem algumas sugestões sobre como usar o formato do óculos para criar um rosto mais harmônico:

Oval

Características:  Rosto de proporções equilibradas, levemente mais comprido que largo, queixo menor que a testa, usualmente com as maças do rosto protuberantes

Melhores Armações: Os rostos ovais são os mais fáceis de vestir pois a maioria das armações harmonizam bem com o formato. O segredo para não errar é acertar na proporção, portando, opte por armações proporcionais ao tamanho do rosto.

Coração

Características: Aqueles com o rosto em forma de coração possuem a linha da mandíbula e queixo finos e a testa larga.

Melhores Armações: Dê preferência aos óculos que sigam o formato do rosto, maior em cima e menor em baixo, como os modelos esportivos e ‘gatinho‘. As armações quadradas também valorizam o rosto coração.

Quadrado

Características: Muito angular, o rosto quadrado possui queixo largo e quadrado, ampla testa e a linha da mandíbula bem definida.

Melhores Armações: As armações arredondadas (como o modelo aviador), redondas e ovais, são as melhores para suavizar a natureza angular do rosto quadrado.

   Redondo

Características: Sem ângulos bem definidos e de mesma altura e largura, o rosto redondo tem como sua principal característica as bochechas cheias.

Melhores Armações: Em especial as retangulares e as angulares (como a estilo ‘gatinho‘) que ajudam a criar definição para o rosto.

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *