Cuidados ao Escolher uma Armação para Crianças

 

As crianças tem necessidades únicas quando se diz respeito à quase tudo, e comprar óculos para eles não é diferente. A criança precisa ficar livre para brincar à vontade, sem se preocupar na possibilidade de quebrar, precisa ser confortável, pois, principalmente os mais novos, podem se incomodar com esse acessório novo.

Como qualquer pessoa que for comprar um par de óculos, escolher o formato da armação certa pode fazer uma grande diferença. Isso não é diferente quando se trata dos pequenos. Para saber as regras leia esse post. Sempre opte por óculos menores, pois se a lente for muito grande, pode deixar a criança com o olho com efeito “esbugalhado”.

Quando se diz respeito ao material, os óculos em acetato ou outro material plástico são uma boa escolha, por serem geralmente mais coloridos, resistentes e anti-alérgicos, porém existe um fator a se levar em conta: eles não dão um fácil ajuste como os de metal. Uma armação de titânio, por exemplo, é flexível e resistente. Para o material da lente, prefira as de policarbonato por serem mais resistentes à impactos. Apesar de ter um custo maior, as lentes anti-reflexo vão oferecer uma imagem mais nítida por permitirem que mais luz chegue na retina.

Preste atenção no ajuste correto da ponte do óculos. Para quem não sabe, a ponte do óculos é a parte que fica apoiada no nariz, juntando as duas lentes. Se a ponte estiver muito apertada, o óculos não vão ficar na posição correta, e não ficará próxima o bastante dos olhos. Se estiver muito larga, os óculos não vão ficar no lugar. O ajuste correto se dá quando existe pouco espaço entre a bochecha e a parte inferior da armação. Peça ajuda a uma de nossas balconistas que irão garantir o ajuste perfeito. Para os bem pequenos, menores de 3 anos, opte por armações com as ponteiras de silicone que se encaixam bem atrás da orelha. Se for bebê, uma alça que se fixe atrás da cabeça vai assegurar que o óculos fiquem no lugar.

Pode ser difícil para uma criança se adaptar a usar o óculos, portanto é preciso fazer essa transição mais divertida e atraente. Existem livros, como ‘Não Quero Usar óculos’ de Carla Maia de Almeida e André Letria e ‘Luna e os Óculos’ de Shirley Day que foram escritos pensando nessa necessidade e podem ajudar a conquistar os pequenos. Armações coloridas, estampadas, e de personagens de desenho animado também podem atrair mais as crianças. Assegure à elas que essa é uma ferramenta para melhorar o seu dia-a-dia e que com essa nova ferramenta ela vai poder brincar e aprender melhor.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *